SALADA COM SUBSTÂNCIA

Com a chegada do calor, vale investir para prato principal em misturas caprichadas, que podem ir muito além da alface e tomate nossos de cada dia

Por Bruno Weis

 

A melhor estação do ano para curtir praia, praticar esporte e entrar em forma também pode ser uma delícia para comer. Desde que, claro, você esqueça massas ao forno e cozidos para investir em saladas caprichadas. Sim, porque quem disse que a mais saudável das refeições precisa ser aquela união insossa de alface, cebola e tomate? Salada “de macho” comporta grãos, frutas, carnes desfiadas e molhos agridoces e apimentados. Assim, pode deixar até o papel coadjuvante de entradinha para virar a protagonista do almoço.

“O bom é que qualquer salada permite invenções e até ousadias”, afirma o chef Léo Araújo, do Na Mata Café, em São Paulo (www.namata.com.br). Araújo, que se formou em culinária na Espanha e comanda as panelas do restaurante há oito meses, reformulou o cardápio para deixar a cozinha do lugar ainda mais contemporânea com alguns toques asiáticos. Um exemplo é sua salada de grãos crocantes, que o chef ensina de maneira supersimples como fazer: