É CHEGADA A HORA

Está aberta a temporada de sol, férias e muita música no hemisfério norte. Listamos alguns festivais de verão pela Europa, pelos Estados Unidos e pelo Japão, cheios de bandas boas e gente animada. E não esquecemos do Brasil

 

Lollapalooza

Depois de encerrar sua primeira edição no Brasil, o Lollapalooza agora espera por sua edição principal, que acontece no Grant Park de Chicago, principal parque da cidade. Red Hot Chili Peppers, The Black Keys e Florence and the Machine serão os headliners das três noites do evento. Mas a lista ainda inclui grandes nomes, como Black Sabbath, Jack White e Sigur Ros. A programação de mais de 120 bandas segue o padrão do Lollapalooza de misturar headliners do mainstream com bandas do circuito indie. O fator global também é um destaque, com bandas da Europa, Austrália, Malásia e América Latina. Este ano, os brasileiros d’O Rappa fazem parte do line up.
Quando: de 3 a 5 de agosto
Onde: Chicago, Estados Unidos
www.lollapalooza.com

 

BMW Jazz Festival

O evento reúne artistas de diferentes vertentes do jazz. Em São Paulo, tocam nove atrações: Corea, Clarke & White, Maceo Parker com Fred Wesley & Pee Wee Ellis, Charles Lloyd, The Clayton Brothers, Trombone Shorty & Orleans Avenue, Ambrose Akinmusire, Nintey Miles, Darcy James Argue’s Secret Society e Toninho Ferragutti e Bebê Kramer. No Rio, os shows são de Corea, Clarke & White, Parker, Lloyd, Trombone Shorty, Nintey Miles e Jones. No dia 10 de junho, Maceo Parker e The Clayton Brothers comandam um show ao ar livre no Parque do Ibirapuera, na capital paulista.
Quando: de 8 a 10 de junho, em São Paulo, e de 11 a 13 de junho, no Rio de Janeiro Onde: Via Funchal (SP) e Teatro Oi Casa Grande (RJ)
www.bmwjazzfestival.com

 

Exit

Nascido de uma campanha de estudantes anti-Milosevic (1941-2006), líder sérvio responsável pelo genocídio de sete mil muçulmanos na Guerra da Bósnia, o evento se tornou uma oportunidade para celebrar a liberdade, as mudanças, a paz e a positividade. Em sua 12ª edição, o Exit é realizado no histórico Petrovaradin Fortress, na cidade de Novi Sad, localizado às margens do rio Danúbio. O lugar era uma antiga fortaleza originalmente ocupada pelos romanos e reconstruída pelo império austro-húngaro no século 17. Para este ano, a programação inclui artistas como Guns N’ Roses e New Order.
Quando: de 12 a 15 de julho
Onde: Fortaleza de Petrovaradin, Novi Sad, Sérvia
www.exitfest.org

 

Rock en Seine

Esta será a 10a edição do Rock en Seine, que acontece nos arredores de Paris, tendo o parque nacional de Saint-Cloud como cenário. São três dias, com artistas como Placebo e Green Day, que se apresentarão em três palcos. O legal é que dá para ir de metrô e os sandubas vendidos são com baguete fresca, quentinha e crocante, de queijo brie ou gruyère, e há barracas de vinhos “da casa” mais baratos do que um refrigerante. O line up é sempre caprichado, com bandas clássicas, novo rock, eletrônico, hip-hop. Um detalhe bacana é o Mini Rock en Seine, um espaço especialmente dedicado às crianças de 6 a 10 anos, com ateliê de música, animações e entrada gratuita.
Quando: de 24 a 26 de agosto
Onde: Domaine National de Saint-Cloud, nos arredores de Paris
www.rockenseine.com

 

Fuji Rock

Acontece anualmente no pé do Monte Fuji, no Japão, e continua pouco conhecido no circuito de grandes festivais pelo mundo. Os idealizadores dizem que lá ainda é possível encontrar os ideais originais dos festivais
de música da década de 1970, em que a palavra “alternativo” ainda tem um significado e o consumismo implacável pode ser deixado para trás, pelo menos durante um fim de semana. E o melhor: os banheiros são limpos e há chuveiros. As atrações deste ano são Radiohead, The Kooks, Justice, Elvis Costello, Gossip, At the Drive-In, Caribou, Buddy Guy, Jack White e Beady Eye, entre outras.
Quando: de 27 a 29 de julho
Onde: Naeba Ski Resort, Yuzawamachi, Niigata, Japão
www.smash-uk.com

 

Festival Internacional de Benicássim

O FIB (Festival Internacional de Benicássim) apresenta 15 bandas, além de muitos DJs por dia, durante os quatro dias de evento. Festival realizado perto da praia, na costa do Mediterrâneo, entre Barcelona e Valência, cheio de espanholas, francesas e inglesas. Começa por volta das 18h com atrações locais e menores, para depois engrenar até varar a madrugada com os grandes nomes. Bom horário, porque dá para descansar durante o dia. O FIB tem como principais atrações deste ano: Florence & The Machine, Bob Dylan, The Stone Roses, David Guetta, De La Soul e At the Drive-In.
Quando: de 12 a 15 de julho
Onde: Benicássim, Espanha
www.fiberfib.com

 

V Festival

O famoso festival britânico está em sua 17ª edição e acontece na Inglaterra anualmente, sempre na penúltima semana de agosto. Realizado dentro de uma fazenda, oferece uma programação de bandas predominantemente comerciais, que tocam no rádio e são conhecidas do grande público. No ano passado, 85 mil foliões se reuniram em Staffordshire para assistir aos espectáculos ao vivo de estrelas como Eminem e Rihanna. Para este ano, as principais atrações são The Killers, Noel Gallagher’s High Flying Birds, Snow Patrol, The Ting Tings, Miles Kane, Keane, Friendly Fires, Happy Mondays e The Human League.
Quando: de18 e 19 de agosto
Onde: Staffordshire, Inglaterra
www.vfestival.com