A COR DO SOM

Conheça cinco histórias em quadrinhos inspiradas em astros do rock e do pop

 

Por Piti Vieira

 

Kiss

Gene Simmons, Paul Stanley, Ace Frehley e Peter Criss viraram super-heróis na HQ publicada pela Marvel Comics. Na primeira revistinha, os músicos misturaram amostras de seu sangue à tinta usada para imprimir as páginas coloridas. Desde então, o grupo ganhou inúmeras outras adaptações para quadrinhos.

 

Coldplay

Mylo xyloto é o título do último álbum do Coldplay e também da história em quadrinhos criada pela banda em parceria com Mark Osborne, diretor e roteirista de filmes como Kung Fu Panda e Bob Esponja. Na trama, Mylo é um jovem alienígena que luta na linha de frente da guerra contra o som e a cor do mundo.

 

Johnny Cash

A premiada I see a darkness, do quadrinhista alemão Reihard Kleist, conta os anos de ouro do cantor e compositor americano. O sucesso, os problemas com álcool e drogas e o processo de criação de hinos do country como I walk the line estão todos lá, nessa versão quase cinematográfica, lançada no Brasil em 2010.

 

Katy Perry

A cantora americana ganhou uma biografia em quadrinhos pelo selo Bluewater Productions. Parte da série Fame, que já reviu a trajetória de ídolos pop como Michael Jackson, Lady Gaga e Justin Bieber, a revista conta o passado religioso da californiana até o sucesso com faixas como I kissed a girl e Hot’n’cold.

 

Raimundos

A banda de Brasília ganhou sua versão em HQ de ninguém menos que Angeli, o criador de Bob Cuspe e Rê Bordosa. Baseada na letra de Puteiro em João Pessoa, a revistinha traz Rodolfo, Digão, Canisso e Fred em uma espiral de sexo, drogas, violência, sadomasoquismo e sacanagem em geral.

 

Palinha

A cantora Negra Li está lançando novo trabalho. O disco Tudo de novo, seu segundo, marca uma virada na carreira da paulistana, que fala aqui sobre suas preferências musicais e outras curiosidades.

Música favorita do ano passado: Set Fire to the Rain, da Adele.
Três músicas antigas favoritas: Georgia on my mind, do Ray Charles, Soul rebel, do Bob Marley e Bala com bala, da Elis Regina.
Artista novo favorito: Adele.
Minha colaboração dos sonhos: Lauryn Hill.
Último grande show a que assisti: Gostei de vários que vi no último Rock in Rio.
Equipamento musical ou instrumento favorito: Piano.
Disco preferido que comprei: Miseducation, da Lauryn Hill.
Coisa mais estranha que já recebeu de um fã: Uma carta quilométrica.
Meu toque de celular: Telefone antigo.

 

Universo particular

Kevin Parker, de 26 anos, é o líder da banda australiana Tame Impala, que destilou seu som psicodélico em São Paulo (Popload Gig) e no Rio de Janeiro (Queremos!) recentemente. Ele falou com a Status sobre Lonerism, segundo disco do grupo, que tem lançamento previsto para outubro. Confira.

Como será o novo disco?
Quando ainda estava gravando o álbum anterior, Innerspeaker (lançado em 2010), comecei a pensar em fazer outro mais expansivo, com sintetizadores e um som mais amplo, com mais texturas. O último era mais minimalista e esse é mais denso. Tem mais emoções também, mais melancolia.

Você se inspira em bandas antigas, o que você ouve?
Não ouço nada além das músicas que componho e toco.

 

Trilha expressa

Para sonorizar o trajeto de trem entre a Victoria Station, em Londres, e o aeroporto de Gatwick, a Gatwick Express, responsável pela ligação cidade-aeroporto, encomendou trilhas especiais aos consagrados produtores Benga, Philip Sheppard e The Milk. Quem compra uma passagem online (www.gatwickexpresstracks.co.uk) tem direito a ouvir a trilha.

 

Musa do mês

A russa Nadezhda Tolokonnikova, 22 anos, e suas amigas Maria Alyokhina, 24, e Yekaterina Samutsevich, 29, chacoalharam o mundo depois de terem sido sentenciadas a dois anos de prisão por “vandalismo motivado por ódio religioso”. Elas haviam protestado contra Vladimir Putin, o presidente da Rússia, tocando com a sua banda punk Pussy Riot dentro de uma igreja ortodoxa de Moscou. Estamos com você, Nadezhda.

 

AGENDA

Os melhores shows de setembro

• Grande nome do jazz contemporâneo, o pianista Austin Peralta desembarca em São Paulo para apresentação no Cine Joia, no dia 13.

• Em sua 16a edição, o Popload Gig traz a banda francesa Nouvelle Vague. A apresentação acontece no dia 15, no Cine Joia, em São Paulo.

• A série Jazz All Nights apresenta Dianne Reeves, uma das principais cantoras de jazz do mundo. Os shows acontecem no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro, nos dias 24 e 25, e no Teatro Bradesco, em São Paulo, no dia 26.

• No dia 28, o Planet Hemp faz show exclusivo no Circo Voador, no Rio de Janeiro, para tocar na íntegra o disco de estreia Usuário, lançado em 1995.

 

Viva Zappa

Pela primeira vez, a discografia original de Frank Zappa pelo selo Barking Pumpkin será digitalizada e vendida no iTunes. A autorização foi dada pela Zappa Family Trust, comandada pela viúva do músico, Gail Zappa. São 56 álbuns que poderão ser comprados na loja da Apple. Por enquanto, o lançamento ainda não chegou ao iTunes brasileiro.