A HISTÓRIA DA GAROTA DE IPANEMA

Calma, não se trata de um livro sobre vida e obra de Helô Pinheiro, que certamente não teria mais de 100 páginas. É um livro sobre a mítica canção composta por Tom Jobim e Vinícius de Moraes

 

O poeta e ensaísta Eucanaã Ferraz finaliza o livro Garota de Ipanema – a biografia de uma canção. A obra, que será lançada pela Companhia das Letras, irá ajudar o leitor a entender por que a despretensiosa canção virou uma das músicas mais executadas no mundo.

 

O que estou lendo?
Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura

    

Estou lendo Uma história crítica do fotojornalismo ocidental, do português Jorge Pedro Sousa. Conta a trajetória do fotojornalismo por meio de trabalhos de grandes fotógrafos, desde quando a foto tinha apenas função ilustrativa na mídia, passando pela sua descoberta como documento e imagem real da história, até nossos dias. Leitura obrigatória para quem é da área ou gosta do tema.

 

Ping Milton Neves

O livro de Milton Neves virou um parto. Dizem que a culpa não é do biógrafo – o jornalista Cláudio Tognolli –, e sim do biografado, que já mudou de ideia várias vezes ao longo da empreitada. Por enquanto só o título está definido: Os mil contos de Milton. “Não sabia que fazer livro dava tanto trabalho.” O radialista conversou com a coluna.

E a biografia, sai ou não sai? É verdade que você brigou com o seu biógrafo?
Não, não é verdade. O (Cláudio) Tognolli escreve muito bem, foi professor de jornalismo de um dos meus filhos. Eu confio nele. O problema é que ele não entende de futebol. Mas isso é fácil de resolver. O duro é contar a minha história inteira num livro. Não sabia, modéstia à parte, que tinha uma trajetória tão grandiosa.

Quando o livro sair você passará a ser mais amado ou odiado?
As polêmicas ficarão pelo caminho. Será a história de um sujeito que não tinha nada e agora tem tudo. Não me falta mais nada. Eu imaginava conseguir apenas 1% do que consegui. Sou um cara realizado.

 

Jimmy Page conta tudo

O que fazer com 50 horas de entrevista com um dos maiores guitarristas de todos os tempos? Brad Tolinski, jornalista inglês especializado em música, fez o óbvio: editou tudo e transformou Light & shade – conversations with Jimmy Page em um livro imperdível. Editoras brasileiras disputam o lançamento da obra por aqui, mas ela já pode ser adquirida pelo site Amazon. É uma chance de descobrir facetas menos conhecidas do genial guitarrista do Led Zeppelin, inclusive sua ligação com seitas satânicas.

 

Não perca

O jornalista Gilberto Mansur é quem deu a melhor definição de A outra face de Deus (Rai Editora, 544 págs., R$ 45), livro escrito pelo também jornalista paulista F.T. Farah: “Uma agradável combinação de Dan Brown e Stephen King com saborosas pitadas de sir Arthur Connan Doyle.” Um livro de tirar o fôlego, com todos os ingredientes de um bom suspense.