DE VOLTA À ESCOLA

Aulas de pilotagem em superesportivos e com professores graduados são garantia de diversão

 

Por Ana Flávia Furlan

 

APRENDER PILOTAGEM EM UM superesportivo dentro de um autódromo, com instruções, via rádio, de pilotos como Ingo Hoffman e Bia Figueiredo é um sonho que o dinheiro pode comprar. Com valores entre R$ 500 e R$ 2.000, você já traça sua estratégia de aprendizado.

Tudo começa pelos cursos básicos, que ensinam direção preventiva. É, mais ou menos como o jardim de infância da pilotagem. Você aprende a posicionar as mãos no volante e ajustar o banco, manter a distância correta do carro da frente, frear automóveis com e sem ABS e desviar de uma sequência de cones que simulam um momento de perigo real nas ruas. A ideia é melhorar os reflexos, a atenção ao volante e entender a dinâmica do carro. “Você acha que sabe tudo, mas o curso abre sua mente”, conta o fotógrafo Roberto Assunção, que participou do módulo básico do BMW Driver Training.

Sendo aprovado nesse módulo, a brincadeira começa a ficar mais interessante e você já pode ser considerado um candidato a piloto. Marcas como BMW, Audi e Volvo oferecem cursos que ensinam a explorar todo o potencial do automóvel em um circuito fechado. Você vai aprender a entrar em uma curva, fazer a tangente, identificar o ponto de frenagem e controlar o carro que quer sair para fora da pista. “É legal saber que, lá na frente, você vai ultrapassar quem está do seu lado, só porque acertou o ponto de tangência da curva”, conta o empresário Eduardo Stima, que fez todas as etapas do curso da Volvo.

Alguns desses cursos já possibilitam que o formando, com o certificado em mãos, se inscreva para obter a carteira de piloto profissional. Com ela, você pode mesmo competir. Mas, se quiser continuar seus estudos, pode passar para os cursos mais avançados que ensinam noções de mecânica de corrida, comunicação com o boxe, estratégia de largada e preparação para expedições, no caso dos cursos de off-road. É uma espécie de MBA, que interessa mais para quem, de fato, quer se profissionalizar. Mas, um conselho: pense bem antes de começar. Uma vez que você se iniciar nesse mundo da pilotagem esportiva, vai ser difícil conseguir parar.

 

Audi Driving Experience

    

No curso da Audi, o primeiro nível é realizado com os veículos TTS e S3, e são ensinadas técnicas básicas de pilotagem. Na primeira etapa, você percorre o circuito sozinho a bordo do modelo TTS e, após isso, é desafiado a seguir um piloto profissional pilotando um RS5 em exercícios de frenagem, saída de frente, sequência de S e slalom. No final, roda sozinho no circuito a bordo de um RS5. Já no módulo RS, você se forma piloto e pode obter a carteira de categoria B. As atividades são feitas com modelos DTCC em dois dias de curso com aulas práticas e teóricas, inclusive de mecânica de competição. O aluno recebe macacão, capacete, luva e sapatilha.

 

AMG Performance Tour

Destinado a proprietários de carros da AMG, braço esportivo da marca Mercedes, o curso é composto de aulas teóricas e práticas, que têm como objetivo explorar as tecnologias embarcadas dos modelos mais esportivos da montadora alemã. O treinamento é realizado sempre em autódromos homologados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e os alunos podem, caso haja interesse, optar por fazer também as aulas oferecidas pela marca na Alemanha. Para o curso do Brasil, você precisa, além de ter um AMG na garagem, receber o convite da montadora para cada uma das duas etapas de treinamentos que acontecem ao ano.

 

Land Rover Experience

    

O primeiro Land Rover Centre da América Latina (há centros como esses em vários países do mundo) fica no Haras Larissa, uma charmosa e sofisticada fazenda na cidade de Monte Mor, a 130 quilômetros de São Paulo. O local abriga, além da pista, um campo de polo e um hotel de luxo. O curso é dividido em aulas teóricas e práticas de direção off-road, sempre realizadas com os veículos da marca britânica. Há várias modalidades abertas ao público que ensinam desde coisas simples como o funcionamento básico das tecnologias da Land Rover e dos equipamentos de um 4×4 até preparação para expedições off-road. O cliente pode se hospedar no local ou optar por fazer o curso em um único dia.

 

Volvo Advanced Driving School

O curso da Volvo tem três níveis. Para participar de cada etapa é preciso ter concluído a anterior. Os carros são oferecidos pela organização assim como os equipamentos de segurança. Ministrado na cidade de Nova Santa Rita (RS), o primeiro curso é destinado ao público em geral e ensina técnicas básicas de pilotagem. Na modalidade seguinte, os professores testam ainda mais os seus limites.
Os carros ganham pneus slick. Concluindo esse curso você já consegue, caso queira, sua carteira de piloto graduado de competição B. Com ela em mãos, poderá passar ao último estágio. Além de um carro mais potente, os professores do módulo Master ensinam técnicas de pilotagem profissional, para quem tem interesse em competir.

 

Lancer Experience Driver Training

    

Após uma apresentação com explicações sobre o carro, os alunos partem para a pista da Mitsubishi, na cidade de Mogi-Guaçu, a 170 quilômetros de São Paulo. A bordo do Lancer Evo X, eles recebem instruções, via rádio, de pilotos profissionais – como Guiga Spinelli, tetracampeão do Rally dos Sertões, e Bia Figueiredo (Fórmula Indy) –, enquanto executam exercícios de frenagem com ABS, frenagem com desvio, slalom em piso molhado e tangência em curva. Qualquer pessoa pode participar, mas clientes da marca têm condições de pagamento especiais.

 

BMW Driver Training

    

Com 35 anos de tradição, o curso realizado pela BMW é composto de três módulos com aulas práticas e teóricas, sob o comando dos pilotos Ingo Hoffmam e César Urnhani. No primeiro, o aluno aprende procedimentos preventivos para aplicar no dia a dia, desvios forçados de obstáculos em situação de emergência e frenagem em pista molhada, entre outros. Depois dessa etapa, passa ao módulo Avançado de direção esportiva e aprende a pilotar de verdade, extraindo o máximo do carro e aprendendo aproximação na curva e controle do veículo. Na categoria Protection, o aluno é treinado a dirigir sob risco, usando habilidades para se livrar de sequestros.