SEM FAZER NÚMERO

Derivan de Souza, lenda viva da coquetelaria nacional, é o coração do bar número, um dos mais exclusivos de São Paulo

 

Por Bruno Weis

 

Poltronas de couro, luz baixa, rock, jazz, soul e o melhor do pop, pista no subsolo para festas privé. Tudo isso faz parte do charme do Bar Numero, um dos mais exclusivos endereços dos Jardins, em São Paulo. Kanye West, Anthony Kiedis e Kate Moss são alguns dos nomes de astros globais que, de passagem por São Paulo, foram esticar a noite por ali, brincar de DJ. Mas o coração do lugar atende pelo nome de Derivan de Souza, o homem, o mito. Barman há quase 40 anos, o baiano Derivan é uma lenda viva da coquetelaria nacional. Tem oito livros publicados e palestras, cursos e treinamentos realizados em 25 países. Formou incontáveis discípulos e segue entusiasmado na criação de novos ingredientes e misturas. Para comemorar o segundo aniversário da casa, Derivan lançou uma nova carta de coquetéis, muitos deles voltados ao assíduo e animado público feminino do bar. Aproveitamos para conversar com o mestre e tivemos a honra de ganhar uma receita exclusiva criada por ele, à base de vodca “flavourizada”, nosso Drinque Status desta edição. Confira a receita abaixo.

 

“Um drinque para cada momento”

O que um sujeito precisa fazer para começar a brincar de barman?
O amador tem que aplicar coisas da vida pessoal dele na feitura dos coquetéis. Bom-senso e criatividade são fundamentais, além de uma maneira charmosa de preparo. E aprender que, para cada momento, há o drinque certo. Alguns são para abrir o apetite, como um negroni, outros para beber ao ar livre, como um aperol spritz.

Quais são os drinques mais pedidos no Numero?
Os clientes pedem muito todos os diferentes martínis, que sempre são um sucesso. E os mojitos também têm muita saída. Mas meus drinques estão sempre em transformação, não tenho pudor em inovar e melhorar
até com dicas do público.

Na sua opinião, vodca “flavourizada” é boa para beber pura ou apenas como base de drinques?
São ótimas como base de drinques, especialmente a de baunilha, que é a campeã. É fácil de beber e combina com muitas frutas. Uma maravilha, como nosso Drinque Status.

 

Drinque Status

Por Derivan de Souza

Ingredientes

• 50 ml de vodca sabor baunilha
• 8 uvas niágara
• 4 uvas Itália
• 1 ramo de alecrim
• 20 ml de licor de cassis

Modo de preparo

Em uma coqueteleira, coloque todos os ingredientes e, com o uso de um macerador, amasse bem. Em seguida, adicione gelo e bata. Coe e sirva em uma taça martíni bem gelada. Decore com uma fava de baunilha.