ENTRANDO NUMA FRIA

No calor, faça como os mediterrâneos: abuse do gazpacho, uma sopa simples e muito refrescante

 

Por Bruno Weis

 

Os espanhóis e portugueses sabem que, quando o verão chega sem perdão, é hora de colher tomates, pepinos e pimentões e preparar, cada um à sua maneira, o gazpacho, um dos caldos mais saborosos, nutritivos e refrescantes da culinária mediterrânea. O melhor é que se trata de um prato muito simples e que aceita diversas versões. Há quem use pão na mistura, ou ovo ou presunto cru como guarnição. O chef Felipe Grecco, que comanda as panelas no recém-aberto Adega Santiago (www.adegasantiago.com.br) do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, ensina aqui uma receita bastante particular, com maçã e vinho do Porto – e sem pimentão. “Aprendi com um chef galego”, diz Grecco, que morou três anos na Espanha. “Nosso pimentão não é tão bom quanto o de lá, então prefiro buscar a doçura no vinho do Porto e a acidez na maçã”, explica o cozinheiro, responsável pela segunda unidade da Adega, cuja primeira casa nos Jardins faz sucesso há seis anos com sua caprichada cozinha de inspiração ibérica. Confira a receita e as dicas de Grecco para um gazpacho que serve até oito pessoas e deixe o verão vir sem medo.

Ação!
Coloque no liquidificador os tomates sem pele, o salsão, a maçã verde descascada, o sal, o azeite e o vinho; bata até obter uma mistura homogênea. Passe o caldo por um peneira grossa e despeje-o em um bowl. Finalize com colheradas da maçã verde picada, do tomate e do pepino em cubos e das amendôas em lâminas. Regue com um fio de azeite e coloque na geladeira para servir horas depois.

Dicas:
Use tomates maduros, são menos ácidos. Corrija a acidez do caldo com uma pitada de açúcar. Toste as amêndoas em uma frigideira seca, mexendo sempre até ficarem douradas. Para a maçã não escurecer, coloque os cubinhos em uma mistura de suco de limão e azeite. Deixe os pepinos mais crocantes colocando-os em água e bastante gelo antes de adicionálos ao caldo.

 

Ingredientes:

1. 500 g de tomate maduro sem pele e sem sementes e um tomate maduro sem sementes, mas com pele, cortado em cubos
2. 200 g de amêndoas em lâminas
3. Uma maçã verde descascada, outra cortada em cubos pequenos
4. Quatro colheres de sopa de vinho do Porto
5. Quatro colheres de sopa de azeite de oliva
6. Dois talos de salsão
7. Um pepino cortado em cubos pequenos
Sal a gosto

 

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_5LS5UZmS6g[/youtube]