PONTO DE EQUILÍBRIO

Encontrar o equilíbrio entre beleza, desempenho e sustentabilidade é um dos grandes desafios da indústria automobilística

 

Pois a pequena montadora alemã Vermot AG parece ter solucionado essa equação ao lançar o Veritas RS3 Roadster. O carro híbrido conta com um motor à combustão de 507 cavalos de potência e outro elétrico de 105 kw. Combinados, fazem a máquina alcançar uma velocidade de 330 km/h. Mais: o bólido é dotado do sistema Kers, o mesmo usado na F-1 para gerar eletricidade e armazenar em baterias de lítio. Quer um? Cada exemplar não sai por menos de 310 mil euros.

 

Um F-1 na rua

Muitas das tecnologias encontradas no Veritas foram pegas emprestadas dos carros de Fórmula 1. Os freios, por exemplo, são cerâmicos – ideais para veículos que desaceleram bruscamente. A suspenção é esportiva e o Kers, que aproveita a energia gerada nas frenagens para aumentar a potência do carro, também é muito usado nas competições de automobilismo.

 

Só um se diverte

Com design agressivo que lembra as feições de um tubarão, o carro, moldado em fibra de carbono, foi desenvolvido para quem pretende desfrutar do motor V10 BMW sozinho. Afinal, ele tem espaço apenas para o condutor.