SUPER TRUNFO

Um espanhol, outro americano, mas ambos diretores de cinema de produção tão característica

 

Por Endrigo Chiri

 

Nos próximos meses chegam ao Brasil os novos longas dos dois cineastas. Allen apresenta Blue Jasmine, com Cate Blanchett e Alec Baldwin, enquanto Almodóvar lança Os amantes passageiros, com Javier Cámara, Carlos Areces e Raúl Arevalo. E nós aproveitamos a deixa para fazer um comparativo cinematográfico no melhor estilo Super Trunfo.

 

Direto do set

    

Simone Spoladore vive a ex-guerrilheira Ana no longa A memória que me contam, da premiada diretora carioca Lúcia Murat. Esse é o sexto filme de Murat, mais um sobre a ditadura militar, tema recorrente em sua produção. A própria cineasta foi uma vítima direta do regime militar e, para fazer o filme, inspirou-se em um grupo de amigos militantes. Daí vêm as semelhanças entre as personagens Ana, ícone do movimento de esquerda, e Irene (Irene Ravache), uma cineasta que chegou a ser presa e torturada na ditadura, com a vida real da própria diretora e da amiga Vera, a quem ela dedica o filme.

 

De olhos bem abertos: os lançamentos do mês num cinema perto de você

1. Segredos de Sangue

O suspense Segredos de Sangue marca a estreia no cinema de língua inglesa do diretor sul-coreano Park Chan-wook, autor da sangrenta Trilogia da Vingança: Mr. Vingança, Oldboy e Lady Vingança. Com Nicole Kidman e Mia Wasikowska interpretando mãe e filha, o longa conta a história de como as duas lidam com a morte trágica do marido/pai e, mais que isso, com a súbita aparição de um tio, um homem sombrio que esconde as reais motivações de sua visita e que elas sequer sabiam que existia. *(previsão de estreia: 14/06)

2. Universidade Monstros

Quase 12 anos depois, os monstrinhos de Monstros S.A., lançado nos cinemas em 2001, chegaram finalmente à faculdade. Dirigido por Dan Scanlon e com vozes de Billy Crystal, John Goodman, Steve Buscemi e Helen Mirren, em Universidade Monstros Mike Wazowski (detalhe) vai em busca do sonho de se tornar um monstro realmente assustador, algo que ele espera aprender onde, supostamente, é o melhor lugar para isso, a renomada UM. *(previsão de estreia: 21/06)

3. Guerra Mundial Z

Guerra Mundial Z não é um filme de zumbis como os outros que existem por aí. Brad Pitt , o ator principal, disse em recentes entrevistas que “queria fazer um filme que meus filhos pudessem ver antes de chegar aos 18 anos. Eles amam zumbis”. E isso tem de sobra, já que no longa baseado no best-seller de Max Brooks e dirigido por Marc Forster, os zumbis invadem o mundo todo para dizimar os humanos. E, claro, é o personagem de Pitt que salva o planeta. *(previsão de estreia: 28/06)