O FIM DO MINISTÉRIO

As manifestações por um transporte público de qualidade que tomaram as ruas de várias cidades do Brasil ressaltaram a precariedade dos sistemas de ônibus urbanos

 

Por Piti Vieira

 

A tarifa pode ter baixado em algumas capitais, mas o serviço continua o mesmo. Enquanto a pedida melhoria não for alcançada, em São Paulo, quem possui smartphone pode baixar aplicativos que prometem acabar com o mistério dos atrasos nos ônibus, mostrando se o veículo está próximo e quanto tempo ele levará para chegar. Confira alguns programas gratuitos.

Urbanoide

Traz informações (fornecidas por SPTrans, Metrô e CET) sobre as condições do transporte público no momento. Com ele, é possível saber se o ônibus está próximo do seu ponto, com a exibição em um mapa (atualizado a cada 1min30s) do itinerário. Inclui dados sobre a situação do trânsito na cidade. Também é possível saber a extensão do trajeto, os horários dos ônibus nos dias úteis e fins de semana e se um veículo foi adaptado (com acesso para pessoas com necessidades especiais). Grátis para iPhone.

Onde está o meu ônibus?

Para achá-lo basta fazer uma busca pela linha e selecionar o ônibus que você costuma pegar. O aplicativo mostra no mapa o trajeto e a localização aproximada do veículo naquele momento. A atualização acontece em até cinco minutos. Também é possível saber se o veículo está adaptado para o uso de cadeirantes. Para facilitar o acesso em futuras buscas, o usuário pode marcar uma linha como favorita. Grátis para iPhone.

Moovit

É uma comunidade de usuários que compartilham informações durante suas viagens (funciona em países como Estados Unidos, Canadá, Itália e Espanha). O serviço aponta rotas e linhas de ônibus, trem e metrô. Logo que se baixa o aplicativo, ele identifica sua localização e a exibe em um mapa. O usuário escolhe a origem e o destino, e o programa mostra o percurso, o tempo de duração e quanto se andará a pé. Durante o trajeto, é possível fazer um relatório, informando questões como atraso, lotação, limpeza e até classificar a educação e a prudência do motorista. Os dados são compartilhados com outros usuários. Grátis para iPhone e Android.

OnibusSP Free Edition

Permite pesquisar linhas de transporte público por número ou nome, exibindo os itinerários em um mapa. O aplicativo mostra a localização atual do usuário e a área aproximada dos veículos que fazem a linha, mas não em tempo real na tela do smartphone. Tem integração com as contas de Twitter da SPTrans, Sul América, Trânsito SP, Metrô e CPTM, com informações sobre as linhas e sobre as condições de trânsito na cidade. Grátis para iPhone e Android.

 

Compartilhamento moderado

Facebook e Twitter têm sido fundamentais para catalisar o processo de mobilização política das últimas semanas. Ao mesmo tempo, as redes sociais são um terreno fértil para cultivar boatos, disseminando medo e polêmicas vazias. Um mecanismo simples e bacana para auxiliar a filtragem são as perguntas abaixo, formuladas pela blogueira americana Lori Deschene, que servem não só como ajuda no compartilhamento de informação, mas também para qualquer post.

1. É necessário compartilhar isso? Vai adicionar valor à minha vida e à de outras pessoas?
2. Estou procurando por aprovação? Existe algo aqui que eu mesmo possa validar?
3. Estou tentando evitar algo que eu preciso fazer em vez de abordar por que eu não quero fazer?
4. Estou entediado? Tem algo com mais propósito e engajamento que eu possa fazer no meu dia?
5. Estou me sentindo sozinho? Eu criei oportunidades para uma conexão significativa no meu dia?
6. Eu posso compartilhar essa experiência mais tarde para focar em vivê-la agora?
7. Estou com medo de perder alguma onda? É a gratificação de ceder a esse medo que se apresenta a mim?
8. Estou me sobrecarregando, tentando me manter atualizado? Posso abrir mão das conversas de ontem e me juntar ao que está acontecendo hoje?
9. Posso aproveitar esse tempo para relaxar, em vez de ficar procurando algo para preenchê-lo?

 

Ajuda bem-vinda

Além de divertir, o Tumblr (plataforma de microblog, ou blog de imagens e posts curtos) Me Explica? é uma ideia simples para abordar temas complexos. Os moderadores da página escolhem alguns especialistas para explicar temas relevantes que acontecem no Brasil e no mundo. Todos os textos são bem claros e usam uma linguagem simples, para que desinformados possam refletir com mais facilidade e entender com clareza. No fim de cada postagem há fontes que ligam a portais de notícias que fizeram reportagens mais complexas sobre cada assunto. www.explica.tumblr.com

 

Propaganda online
A empresa de métricas comScore, Inc. divulgou dados preliminares do relatório mais recente sobre exibição de publicidade online no Brasil. Foram veiculados 130,6 bilhões de anúncios display (banners) nos sites brasileiros, visualizados por 72 milhões de pessoas. Portanto, cada brasileiro conectado viu, em média, 1.797 banners enquanto navegava pela internet. Segundo os dados da comScore, o ranking dos dez maiores anunciantes teve variedade de marcas. A Dafiti liderou os anúncios online, com 2,3 bilhões de impressões visualizadas de anúncios (1,8 % de participação), alcançando 53 milhões de pessoas. Netflix se aproximou do líder, com 1,9 bilhão de impressões de anúncios (1,5 % de participação), alcançando 54 milhões de pessoas. Em terceiro, ficou a Netshoes, com 1,5 bilhão de impressões de anúncios (1,2 % de participação) e 46 milhões de pessoas alcançadas.

 

No Intagram das modelos

 

 

A modelo da Victoria’s Secret Miranda Kerr adora expor sua intimidade nas redes sociais. A australiana, esposa do ator Orlando Bloom, passa horas à beira-mar apenas de biquíni e, às vezes, com ainda menos roupa. www.instagram.com/mirandakerr