CLÁSSICO REVISITADO

o tradicional sanduíche de pernil ganha uma versão mineiríssima nas mãos do chef pablo horta. o segredo: pão de queijo

 

Por Bruno Weis

 

Alguma coisa acontece dentro daquela casinha na Bela Vista, bairro central de São Paulo. O entra e sai de executivos, turma de amigos e famílias inteiras mostra que algo de muito valioso reside ali. É a boa e caseiríssima culinária mineira em sua melhor forma que atrai a multidão. Aberto em abril a um quarteirão da avenida Paulista, depois de 16 anos funcionando em outro imóvel, na Vila Olímpia, o restaurante Casinha Mineira (www.casinhamineira.com) vem conquistando sua nova clientela com os clássicos das Gerais (vaca atolada, tutu de feijão, torresmo, bolinhos e pastéis) e duas respeitáveis cartas de cachaças e pimentas. Mas o quitute campeão da cozinha comandada pelo chef Pablo Horta e por sua mãe Maria Inês, sem dúvida, é o pão de queijo recheado com pernil desfiado. Petisco simples e incrivelmente saboroso, é servido apenas aos sábados, com pão de queijo caseiro. “Essa receita foi minha mãe que criou, mas é um lanche bem comum em Passos (MG), cidade onde ela nasceu”, diz Pablo. O chef ensina aqui como preparar o pernil (o pão de queijo é melhor você comprar na padaria de sua preferência). Divirta-se!

 

Ingredientes:

  •  1 quilo de pernil desossado
  •  4 cebolas grandes
  •  4 dentes de alho
  •  3 pimentas cumari
  •  Óleo, sal, pimenta-do-reino e salsinha a gosto

Modo de preparo:

Corte o pernil em pedaços grandes e tempere com alho picado, sal, pimenta- do-reino e pimenta cumari. Tem que misturar bem com as mãos, para impregnar na carne mesmo. Em uma panela de pressão de pelo menos 4,5 litros, adicione o óleo, deixe aquecer e frite bastante o pernil para selá-lo bem, mantendo todo o seu sumo dentro. Adicione três cebolas cortadas em rodelas e refogue até dourá-las.
Verta 750 ml de água e tampe a panela. Depois de pegar pressão, deixe em fogo brando por 40 minutos. Depois coe e reserve o caldo. Desfie o pernil. Em uma frigideira, aqueça o óleo e frite uma cebola cortada em rodelas e o pernil desfiado. Acrescente o caldo da cocção e finalize com salsinha picada. Monte seu sanduíche com pãezinhos de queijo recém-saídos do forno e bom apetite.