AO ESTILO AMERICANO

Panqueca é item quase obrigatório nos melhores brunchs. O produtor Maurício Schuartz ensina a fazer essa “torre dos sonhos”.

 

Por Bruno Weis

 

O paulistano Maurício Schuartz, 30 anos, é um “foodie”, tipo de pessoa tão aficionada por comida que está sempre por dentro das tendências e novidades do universo gastronômico. No caso de Schuartz, a paixão virou trabalho e hoje ele é um dos curadores da Feirinha Gastronômica (www.feirinhagastronomica.com.br), evento que acontece todos os domingos ao lado de uma praça em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, reunindo 32 expositores, entre chefs e cozinheiros amadores, para servir uma média de três mil pessoas por dia. “A feirinha é parte de um movimento que fez a comida deixar de ser serviço e virar atração”, define Schuartz, que, claro, segue apaixonado por comida. Uma de suas receitas prediletas é a panqueca ao estilo americano. “Passei anos procurando um lugar para comer o prato, em vão. Resolvi aprender. Na verdade, a panqueca é um pretexto para jogarmos muita manteiga e maple syrup por cima”, assume o foodie, falando do xarope feito com a seiva da árvore bordo, iguaria muito popular nos Estados Unidos e no Canadá. “Panqueca é perfeita para quem não sabe cozinhar. É fácil de preparar e permite vários acompanhamentos”, completa Schuartz, que ensina aqui sua receita.

 

Panqueca americana

Aqueça uma frigideira de ferro com teflon. Misture em uma tigela grande:

  •  2 xícaras de farinha de trigo
  •  3 colheres de sopa de açúcar
  •  2 colheres de chá de fermento em pó
  •  ½ colher de sal

Em outro recipiente, misture:

  •  1 ½ xícara de leite
  •  3 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
  •  2 ovos grandes
  •  ½ colher de chá de essência de baunilha

Derrame os ingredientes líquidos sobre os secos e misture levemente até conseguir uma mistura homogênea e cremosa. Com uma concha, despeje as panquecas sobre a chapa quente levemente untada até atingir a forma de panqueca redonda. Vão aparecer “bolhas” na superfície, não se assuste! Quando as bolhas começarem a secar, vire a panqueca para que cozinhe do outro lado por mais alguns segundos. Sirva quente com manteiga e muito maple syrup.