MELHORES DE 2013

A coluna elege as bandas e os artistas que se destacaram em 2013 nas categorias “Álbum”, “Música” e “Show” e que têm tudo para bombar em 2014

 

Por Piti Vieira

 

Música

Get lucky, Daft Punk

De U2 a Tony Salles, o marido de Scheila Carvalho, todo mundo gravou sua versão do hit, um dos maiores sucessos de 2013, com mais de 140 milhões de visualizações apenas no canal oficial da dupla YouTube.

 

Blurred lines, Robin Thicke

A música atingiu o topo da parada americana e concedeu a Robin Thicke o status de estrela
pop em 2013. O videoclipe da canção, que tem a participação dos rappers T.I e Pharrell e mostra várias modelos sem roupa, ganhou as manchetes do mundo inteiro.

 

Hourglass, Rodrigo Amarante

Cavalo, o primeiro CD solo do cantor, atraiu muitos fãs de Los Hermanos e chama a atenção até de quem não simpatizava com a banda. Mas a faixa “Hourglass” tem um quê de diferente que conquista na primeira ouvida.

 

Do i wanna know?, Arctic Monkeys

Recheada de grooves densos, falsetes encaixados de forma pontual e guitarras pesadas, a canção cresce de forma inteligente em um misto de conforto e rompimento, como se a banda estivesse a ponto de explodir. Ponto para a evolução do grupo inglês.

 

Bitch don’t kill my vibe, Kendrick Lamar Feat. Jay-Z

Feita em cima de um sample bem desenvolvido e versos que transitam entre a melancolia e a libertação, a música veio à tona, no final do ano passado, com a participação de Lady Gaga, mas foi lançada novamente com Jay-Z preenchendo o lugar da cantora. Virou um hit essencial para se entender o que foi produzido no rap ao longo do ano.

 

Álbum

Random access memories, Daft Punk

Com uma campanha agressiva de divulgação, a dupla francesa conseguiu não deixar o hype ofuscar o conteúdo de seu novo disco, que fica melhor a cada audição. O álbum foi direto para o topo das paradas de mais vendidos em todo o mundo.

 

The next day, David Bowie

O cantor estava aposentado desde 2006 e, apesar da insistência dos fãs, dizia não ter planos para voltar à música. Fez, então, aos 66 anos, um brilhante álbum de rock e mostrou que ainda é capaz de abrir novos caminhos na música.

… Like clockwork, Queens of the Stone Age

Sombrio e intimista, sem deixar o peso característico do grupo de lado, esse é o trabalho mais autobiográfico de Josh Homme, líder e vocalista da banda americana. Digno do grupo mais rock’n’roll da atualidade.

Sem título, Bixiga 70

As nove faixas desse disco sem nome ajudaram a retomar a pegada mais dançante e para cima da música instrumental brasileira. O som feito pelo Bixiga 70 investe em música africana, brasileira, soul, funk. Um conteúdo sonoro riquíssimo.

Settle, Disclosure

Fãs de Chemical Brothers e Daft Punk, os jovens irmãos Guy e Howard Lawrence deram um respiro à popular dance music com um disco cheio de ótimos hits e participações de gente que vem crescendo na cena eletrônica mundial.

 

Show

The XX no Popload Festival em São Paulo

Em sua primeira visita ao País, com desempenho impecável, antológico e extremamente
cativante, incluindo belíssimas versões de faixas de seus dois álbuns de estúdio, lançados entre
2009 e 2012, o trio britânico hipnotizou a plateia formada por cerca de 3.800 pessoas.

Justin Timberlake no Rock in Rio

Sem muita conversa, Justin Timberlake fechou a terceira noite do Rock in Rio com os hits “Mirrors” e “Sexy back”. O momento foi lembrado pelo cantor no Instagram logo depois do show. “Inesquecível”, ele escreveu.

Black Sabbath em Belo Horizonte

O último show da turnê “Reunion” no Brasil aconteceu na esplanada do estádio Mineirão, em
Belo Horizonte. Sob o comando de Ozzy Osbourne, cerca de 20 mil pessoas se emocionaram com os clássicos da maior banda de heavy metal da história.

Lana del Rey no Planeta Terra

Com o público paulista ao seu lado, Lana não teve dificuldade para levar seu show adiante, com sucessos radiofônicos como “Videogames”, do disco Born to Die, e agradou até a quem torcia o nariz para a estrela pop.

Bruce Springsteen em São Paulo

Durante 3 horas e 16 minutos, Springsteen tocou Raul Seixas, “surfou” sobre o público, chamou um jovem casal ao palco para que o rapaz pudesse pedir a namorada em casamento, tomou um copo de cerveja durante um de seus passeios pela plateia e mostrou 29 músicas de seu incrível repertório.

 

Sucesso Precoce

Ella Yelich-O’Connor, cujo nome artístico é Lorde, é uma cantora neozelandesa de apenas 17 anos que descobriu ainda pequena a vocação para a música. Ela é a cantora mais jovem a chegar ao topo da “Billboard” em 25 anos e a primeira de seu país a alcançar o feito. Seu estilo indie/pop alternativo faz referência a cantoras como Lana Del Rey e tem chamado a atenção de milhares de pessoas por conta da singularidade e da mensagem contida em suas composições. “Royals”, carro-chefe de seu primeiro álbum, Pure Heroine, fala sobre a luxúria presente na vida de muitos artistas pop. Lorde, que assinou um contrato com a gravadora Songs Music Publishing no valor de US$ 2,5 milhões (R$ 5,7 milhões), apresenta-se no Lollapalooza Brasil 2014.

 

AS SUCATAS DE DYLAN

A mostra Mood Swings marca a primeira vez que Bob Dylan, 72 anos, expõe esculturas talhadas em ferro. O material, segundo o artista, rodeou sua infância em Minnesota, nos EUA, um dos maiores depósitos de minério de ferro do mundo. Para moldar as obras, Dylan usou peças de sucata e velhas ferramentas como rodas, cadeados e martelo. Ele também faz referências à música, com a utilização de uma guitarra ou uma clave de sol nas obras. A exposição ainda dedica uma sala para as chamadas “portas de gângsters”, portas de carros com marcas de bala junto a pedaços de jornais com reportagens sobre os criminosos. A mostra, na galeria Halcyon, em Londres, fica em cartaz até 25 de janeiro de 2014.
halcyongallery.com

 

AGENDA

• A edição especial de Natal do Festival Kaballah Circus acontece no dia 21 de dezembro, no Hopi Hari, próximo a São Paulo. Serão quatro palcos distintos, com os brinquedos do parque funcionando durante o evento. kaballah.com.br
• O festival de verão SummerStage 2014 vai promover mais de 140 eventos, entre os dias 26 de dezembro de 2013 e 7 de março de 2014, em Trancoso, Florianópolis, Rio de Janeiro, Ilhabela e São Paulo. As atrações vão de Criolo a Asian Dub Fundation. summerstage.com.br