PALAVRA DO ANO

“Uma foto que a pessoa tira dela mesma, geralmente com um smartphone ou uma webcam, e publica em uma rede social.” 

 

Por Piti Vieira

 

o ex-primeiro ministro britânico Winston Churchill

Essa é a definição do dicionário Oxford para “selfie”, eleita a palavra do ano em 2013 pela tradicional publicação inglesa, indicando que o termo atraiu muita atenção nos últimos meses, mesmo a palavra não sendo nova – sua origem é datada de 2012, quando foi utilizada em um fórum online australiano. Para aproveitar a ocasião, o jornal Cape Times, da África do Sul, transformou vários registros históricos em “selfies”, como o primeiro beijo dos recém-casados príncipe William e Kate Middleton, a ex-primeira-dama americana Jackie Kennedy, entre outras fotos que você conhece muito bem.

o famoso beijo entre um marinheiro e uma moça na comemoração do fim da 2a Guerra Mundial

Arte contemporânea

O ilustrador sul-coreano Kim Dong-Kyu recriou obras de arte clássicas colocando elementos do século XXI em pinturas de artistas como Van Gogh, Picasso, Munch, entre outros. Simples e genial, o projeto chamado “Art x Smart” (artxsmart.tumblr.com) inseriu gadgets da Apple, fazendo uma espécie de colagem. O resultado é surpreendente e, às vezes, cômico. Confira:

 

ENCONTRO DE SKATISTAS

Quem anda de skate ou pretende começar a praticar o esporte vai gostar do Skatesquare, um novo site e aplicativo para celular (previsto para o primeiro semestre de 2014) que encontra os melhores lugares para andar sobre quatro rodinhas. O serviço também traz informações sobre o nível de dificuldade e a qualidade da pista, acompanhadas por fotos, vídeos e um ranking de usuários que o utilizam. skatesquare.net

 

CRIME NO TWITTER

Metralhadoras, carros de luxo e dinheiro, muito dinheiro. Assim é a vida dos filhos de narcotraficantes mexicanos que usam as redes sociais sem pudor para exibir seus excessos. O Cisen, órgão de inteligência mexicano, reuniu abundante material por meio dos perfis abertos desses jovens. Um exemplo é a conta do Twitter de Serafin Zambada Ortiz, 23 anos, filho de Ismael Zambada García, conhecido como El Mayo, por quem o governo dos EUA oferece uma recompensa de US$ 5 milhões. No @ZambadaSerafin, que possui pouco mais de 20 mil seguidores, podem ser encontrados uma fotografia de três rifles AK-47 cromados em ouro e prata, milhares de cédulas de 500 pesos (38 dólares) empilhadas em volumosos fardos, entre outras publicações incriminatórias. A ostentação teve um preço: ele foi preso em novembro no estado do Arizona pelas autoridades americanas.