O ANO MAIS IMPORTANTE DAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS NA MÚSICA

Nirvana e a revolução grunge mudaram a música jovem em 1991. Mas foi em 1994, há 20 anos, que os frutos dessa mudança apareceram para o mundo. 

 

Por Piti Vieira

 

 

Naquele ano, Oasis, Chico Science & Nação Zumbi, Raimundos, Prodigy e Skank começaram a levar suas músicas para as massas. Já Beastie Boys, Beck, Marisa Monte, Green Day e Racionais MC’s lançaram discos que os alçaram de vez ao estrelato.

Definitely Maybe – Oasis

Primeiro álbum dos irmãos Liam e Noel Gallagher, retomou o britpop que o Stone Roses tinha ameaçado emplacar e fez do Oasis, por alguns anos, a principal banda do planeta.

 

Confira os dez álbuns mais importantes lançados há exatas duas décadas.

 

DISCOS MAIS ESPERADOS DE 2014

 

Flying Lotus, ainda sem nome divulgado

Respondendo a seus fãs pelo Twitter, em dezembro passado, o americano, um dos nomes mais importantes da cena eletrônica mundial, confirmou apenas que começaria a mixar e masterizar suas composições em breve, além de trazer seu alter ego, Captain Murphy, como participação especial.

Lançamento: 18 de março

 

The Horrors, ainda sem nome divulgado

O grupo britânico de rock que canta sobre morte, caveiras, cadáveres, vampiros e outros assuntos fúnebres promete lançar seu quarto disco este ano. Segundo eles, será um álbum “divertido”.

Lançamento: prometido para março

 

Love Letters, do Metronomy

É o sucessor do ótimo The English Riviera (2011), indicado ao Mercury Prize (principal prêmio de música da Inglaterra), e quarto disco da banda britânica liderada por Joseph Mount. O primeiro single, I’m Aquarious, já pode ser ouvido no site do grupo: metronomy.co.uk. 

Lançamento: 10 de março

 

Morning Phase, do Beck

O 12o disco do músico, o primeiro de material inédito desde 2008, terá participação de Jack White, do White Stripes. Beck disse que escutou Byrds, Crosby Stills and Nash, Gram Parsons e Neil Young para compor o trabalho.

Lançamento: 25 de fevereiro

 

Julian Casablancas, “Voidz”

No site do vocalista do Strokes (juliancasablancas.com) aparece uma imagem que, segundo especulações dos fãs, é a palavra “Voidz”, título do disco solo do cantor. Atração da edição brasileira do festival Lollapalooza 2014, ele deve apresentar seu novo trabalho por aqui.

Lançamento: junho ou julho

 

PROMESSA

Passeando por estilos que vão do house ao hip-hop, a dupla de DJs Fatnotronic, Gorky (Bonde do Rolê) e Phillip A. (Killer on the Dancefloor), soltou recentemente na internet a primeira faixa de produção própria, Margarida, que promete agitar as pistas do planeta. O nome do projeto foi dado pelo ex-baterista do Sepultura, Iggor Cavalera, e remete à forma física dos rapazes, que são apadrinhados por ninguém menos que os 2ManyDjs, dupla belga que já se apresentou inúmeras vezes no Brasil.  soundcloud.com/fatnotronic

 

MUSA DO MÊS

Beyoncé reivindicou no fim do ano passado sua posição de estrela maior da música pop ao lançar na internet, sem aviso prévio nem promoção, seu quinto disco, intitulado simplesmente “Beyoncé”. A ousada estratégia teve efeito imediato: um milhão de cópias vendidas nos EUA em uma semana. Segundo o jornal The New York Times, “Beyoncé consolida uma das mais refinadas e equilibradas personas do pop: ela é, ao mesmo tempo, glamourosa e caseira, carnal e doce, rainha da comunidade e uma diligente filantropa, educada e humana”. Enfim, uma musa.

 

Agenda
• O cantor Elton John se apresenta no Rio de Janeiro, na HSBC Arena, dia 19, em Goiânia, no Serra Dourada, dia 21, em Salvador, na Itaipava Arena Fonte Nova, dia 22, e em Fortaleza, na Arena Castelão, dia 26.