O BURACO É MAIS EMBAIXO

A última novidade da noite paulistana é a utilização de um túnel, no centro da cidade, para festas com apresentações musicais e discotecagem

 

Por Piti Vieira

 

O túnel que passa embaixo da Praça Roosevelt, no centro de São Paulo, dá acesso ao Elevado Presidente Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão, e ajuda quem deseja se livrar do trânsito pesado da região. Mas, ultimamente, tem ajudado quem procura por diversão. Fechado nas madrugadas de sábado para domingo, o espaço, que é bem iluminado, trocou o barulho das buzinas dos carros pela música das festas que vêm sendo realizadas no local desde o aniversário de São Paulo, no dia 25 de janeiro. “A gente costumava sair pelas ruas de Sampa com um amplificador portátil fazendo um som despretensioso. Eis que numa destas andanças nos deparamos com o túnel, sedento para nos receber, bem na boca da Augusta, iluminado pelos bizarros refletores antimendigos, com uma acústica boa e protegido da chuva e dos carros”, diz Alan Quinquinel, artista visual e circense, que, junto com o fotógrafo Chico Tchello, é um dos idealizadores do projeto.

Agora, os dois querem oficializar o Buraco da Minhoca, como ficou conhecida a balada, que surgiu sem divulgação e foi descoberta por coletivos e artistas que buscam ocupar o espaço público com cultura. “A iluminação é boa e fazer a noitada ali dentro não atrapalha a vizinhança com o barulho”, diz Tchello, sobre o ambiente com luzes led que atraiu 5 mil pessoas durante o Carnaval. Do som, agora mais profissional, com mixer e laptop montados em cima de uma mesa, saem clássicos da MPB, gênero que ele diz sentir falta nas pistas em São Paulo. Alguns “convidados” levam seus instrumentos e até CDs para ele tocar. “Acho que a cidade precisa mais disso. Por que ficar dentro de um espaço fechado?”, questiona. A escolha do nome Buraco da Minhoca tem duas justificativas, segundo os organizadores: uma refere-se à passagem de acesso ao Minhocão e a outra, mais psicodélica, quer dizer que o buraco da minhoca leva as pessoas a outras dimensões. As festas, que são bem vistas pela prefeitura, são marcadas pela página do evento no Facebook. Fique ligado!