SUOR A DISTÂNCIA

Não tem mais desculpa: Graças às novas tecnologias, você pode se exercitar sozinho, quando e onde quiser, e ainda contar com um tratamento cada vez mais personalizado

 

Por Mariana Mesquita

STATUS 35 - CORPO E MENTEAnos atrás, treinar significava basicamente praticar algum esporte com a ajuda presencial de técnicos durante todo o tempo. Então, o fitness se massificou, os professores passaram a usar plataformas tecnológicas e o “treino a distância”, ou “remote coaching”, tornou-se uma opção legítima. O método é bem difundido nos Estados Unidos e, agora, assessorias especializadas em treinamento online, sites e aplicativos viraram febre no mundo todo. É claro que usar a tecnologia para buscar motivação, novidades e variações de exercícios pode dar uma mãozinha no treino. Mas se comunicar ao vivo com treinadores para atendimentos individuais é insubstituível. Isso vale em dobro para os iniciantes, que frequentemente são mais obcecados para atingir resultados rápidos – e sujeitos a lesões – do que atletas mais experientes. Selecionamos algumas das principais plataformas de treinamento a distância que prometem injetar boas doses de endorfina na sua rotina, esteja você onde estiver.

 

DE PONTA (DOS DEDOS)

STATUS 35 - CORPO E MENTE

No aplicativo gratuito Training Club, da Nike, os atletas têm acesso a sequências de movimentos personalizados, em diferentes níveis, com praticamente todos os tipos de exercícios: de fortalecimento, emagrecimento e tonificação até os mais específicos para melhorar o desempenho em esportes como corrida, por exemplo. Basta escolher o objetivo e o tempo disponível de treino que o aplicativo apresenta uma série de vídeos explicativos para cada exercício a ser realizado. Com o método, a corredora portuguesa Sofia Fortuna, 26 anos, melhorou seus resultados nos treinos de corrida, que faz com a orientação de uma assessoria de São Paulo, sem precisar de um personal presencial ou uma turma para compartilhar a rotina de fortalecimento. Quase um ano depois, ela diz que as técnicas aprendidas com o aplicativo a deixaram ainda mais forte. O ganho muscular, conta a atleta, a ajudou a vencer as duras subidas do El Cruce Columbia 2014 – ultramaratona de corrida de montanha, realizada em fevereiro –, que percorreu 100 quilômetros pela Cordilheira dos Andes. No aplicativo, Sofia também avalia seu desempenho, que é ranqueado e até postado no Facebook, se ela quiser. “Dá para treinar com a música que eu mais gosto ou com uma voz me incentivando”, completa.

Sugestão extra O Gain Fitness é um aplicativo que cria diferentes séries de exercícios em mais de 700 atividades, que vão de fortalecimento a ioga.

 

OLHO NO COMPUTADOR 

STATUS 35 - CORPO E MENTE

Os serviços online de treinamento contam com a praticidade e preços baixos (muitos são gratuitos) para ganhar mais e mais adeptos. O Fitness Blender (fitnessblender.com) é um dos sites que vêm obtendo fama ao publicar no YouTube, sem cobrar nada, sugestões de exercícios diários para treinamentos de força – a maioria deles sem a necessidade de qualquer equipamento de musculação. O site também vende programas de quatro ou oito semanas com planilhas completas de treino, que variam de acordo com o seu objetivo final (este serviço custa US$ 9). O Official Barstarzz (www.barstarzz.com) é outro site que, além do treinamento com personal trainer individual, publica vídeos com exercícios, imagens motivadoras e desafios diários para os interessados. A receita de ambos, porém, funciona mais para atletas que já têm base, repertório e não precisam de atenção extra para corrigir a parte técnica. “É preciso ter cuidado com o que aparece na internet, porque os exercícios nesses sites não levam em consideração o mais importante: a individualidade. Cada pessoa tem suas dificuldades e um movimento errado pode desencadear desde uma lesão articular e muscular até um problema cardiovascular”, alerta o personal trainer Renan Viana, 27 anos, de São Paulo.

Sugestão extra A página Zuzka Light oferece treinamento individual e publica vídeos com sugestões de exercícios de fortalecimento. zuzkalight.com

 

TÃO LONGE, TÃO PERTO 

STATUS 35 - CORPO E MENTE

Na página brasileira Treino On Line (treinoonline.com.br), depois de uma avaliação individual dos objetivos do interessado, técnicos e alunos entram em contato com a ajuda de e-mail, Skype ou outras ferramentas para traçar uma planilha de exercícios. Depois de treinar, o aluno descarrega todos os dados registrados na plataforma, que será acessada pelo técnico. “Acho que você se disciplina mais para ter resultados e tem mais liberdade para encaixar seu treino nos seus horários”, comenta a paulista Marcia Baroni, que acompanha online as planilhas de força, corrida e alongamento.

O diferencial dessa assessoria é que o grupo conta com acompanhamento individual de um professor, mesmo a distância. “Planilhas e vídeos prontos da internet ou revistas não foram elaborados para uma rotina pessoal (horas de sono, hábitos alimentares e condição técnica) e, por isso, é preciso acompanhamento”, explica o paulista Emerson Bisan, 40 anos, um dos técnicos de musculação e corrida do site. Marcelo Ferreira mantém seus treinos em dia com Emerson, mesmo estando a mais de 400 quilômetros de distância do professor. “Sempre me sinto ansioso para ver a próxima planilha e poder escolher onde e quando vou treinar”, afirma ele.

Sugestão extra A Tempo Run Assessoria oferece planilha personalizada para quem quer correr sem participar de grupos ou sem personal trainer. temporun.com.br