O ESTILO DA MÚSICA

O estúdio canadense Moxy Creative House desenvolveu uma série de pôsteres chamada “Ensemble: The Style of Music”, na qual apresenta roupas e acessórios de bandas e músicos que de tão marcantes acabaram por também definir um estilo musical. Confira alguns e tente identificar a quem ou a qual banda pertence a indumentária

 

Por Piti Vieira

 

STATUS 37 - APPROACH, PLAY

 

MUSA DO MÊS DE JUNHO

STATUS 37 - APPROACH, PLAY

A santista Dani Nolden é considerada uma das divas do heavy metal mundial. Aos 28 anos, ela comanda a banda Shadowside, que já tocou com ícones do estilo como Iron Maiden, Nightwish e Sepultura. Dani, que escreve a letra de todas as músicas, é a prova de que um som pesado e agressivo pode também ser ouvido na voz de uma mulher. Já sobre as cantadas dos fãs, ela brinca: “É um pouquinho complicado, mas eles não passam do limite. Comparada com a quantidade de público que a gente tem, a quantidade de homens que soltam alguma graça é pequena. E o pessoal da banda também sempre me protege.”

 

REINVENTANDO O VINIL

STATUS 37 - APPROACH, PLAY

Prometido para este mês de junho, Lazaretto, novo disco solo de Jack White, ex-White Stripes, também será lançado em um novo formato, o “Ultra LP”, um vinil de 12 polegadas cheio de invencionices. Para ouvir o lado A do álbum, a agulha deve ser colocada no centro do disco, e não na borda, como é de costume. É possível, também, ouvir duas (uma de cada lado) faixas “escondidas” no centro do vinil, onde normalmente é colocado o selo com o nome das músicas e a indicação do lado (A ou B). Ainda, as faixas no meio do LP estão gravadas em rotatividades diferentes: no lado A, a música funciona com 78 rotações por minuto; no B, com 45. Outra inovação (a favorita de White) é o fato de que, na primeira canção do lado B, há duas introduções (uma acústica e outra plugada) e, dependendo de onde a agulha for encaixada, é possível ouvir um ou outro riff. No meio da música, as duas entradas se unem para que o restante da canção fique uniforme. Já no visual do LP, o lado A é brilhante, como nos discos novos, e o lado B é preto fosco, comum aos discos do fim dos anos 1970. Os anjos da capa do álbum ressurgem também dentro do LP, próximo ao centro, na forma de hologramas enquanto o disco roda. Por fim, a versão em vinil tem mixagem, sequência das faixas e masterização diferentes da versão em CD. Ufa!

STATUS 37 - APPROACH, PLAY

STATUS 37 - APPROACH, PLAY