FABIANA LEIS

Você vai querer uma mordida dela. Revelamos as armas da secretária-gata de José Mujica, presidente do Uruguai

 

Fotos Cadu Assalin

 

STATUS 38 - CAPA

 

José Mujica, o presidente popstar do Uruguai, conhecido pelo seu fino senso de humor, perdeu a calma e disparou contra a Fifa. “É uma cambada de filhos da puta”, disse, em entrevista a um canal de tevê pública de seu país, para defender o atacante Luis Suárez, expulso da Copa depois de morder o italiano Chiellini no jogo que valia a classificação para as oitavas de final. Mujica, cá entre nós, tem outro motivo para perder a cabeça e ele está mais próximo do que se imagina. Na verdade, ao seu lado. Fabiana Leis, secretária da Presidência do Uruguai, é a personificação da sensualidade. Aos 33 anos, famosa internacionalmente, ela se divide entre o trabalho no gabinete presidencial e a carreira de modelo. “Trabalho das 10 horas da manhã até as 4h30 da tarde, fazendo tarefas administrativas e organização de eventos de protocolo. Depois desse horário, me dedico à minha carreira artística”, diz Fabiana. Ela veio para São Paulo a convite de Status especialmente para fazer este ensaio de alta temperatura que você acompanha nas próximas páginas e mostrou por que o Uruguai virou o país da moda nos últimos anos. Sobre os efeitos de uma mordida, Fabiana é direta. “Acho que uma mordida macia não seria desagradável”, diz com malícia.

Como é trabalhar na Presidência do Uruguai?

– É um trabalho normal, como outro qualquer. Dou expediente na secretaria do prédio “José Artigas”, anexo à Torre Executiva, que é onde fica o gabinete do presidente José Mujica.

Como é a sua relação com Mujica?

– Eu vejo o presidente esporadicamente, em eventos. Ele é uma pessoa simples, muito agradável e sempre está de bom humor.

O que você acha dele como presidente?

– Ele é um presidente atípico, doa a maior parte do seu salário, se mostra autêntico, sem luxos, não usa a residência presidencial, mora em um modesto sítio. Também é bastante espontâneo quando discursa e, inclusive, às vezes pisa na bola, mas sempre fala o que pensa.

Vimos que ele a chamou de “la fea”. Como você lida com isso?

– Foi uma vez que a gente estava em um evento e o presidente me chamou de “Garota Feia”, em tom de piada, em relação a um calendário que eu tinha feito havia pouco.

Uma mulher linda como você trabalhando no meio de tanta gente poderosa. O assédio é grande?

– O uruguaio é muito respeitoso. Nunca senti nenhum tipo de assédio. Meus colegas de trabalho são parte da minha família. Há 12 anos que trabalho na Presidência da República.

 É a favor da liberação da maconha?

– Como não uso e nunca usei nenhum tipo de droga, e nem sequer sou fumante, não considero que possa expressar a minha opinião sobre os efeitos positivos ou negativos que o uso da maconha pode causar. Não gosto de dar o meu parecer sobre um assunto que não conheço bem.

Como surgiu esse lado de modelo de revista?

– Comecei minha carreira como modelo aos 18 anos. Sempre gostei de fazer produções fotográficas, está no meu sangue.

Gosta de futebol?

– Como boa uruguaia que sou, gosto sim.

O que achou do Uruguai na Copa?

– Foi uma boa participação, mas a grande estrela do futebol uruguaio, Luis Suárez, não esteve nos dois jogos nos quais a seleção do Uruguai não conseguiu a vitória. No primeiro, contra a Costa Rica, ele tinha sido operado do joelho 28 dias antes do jogo e estava se recuperando. No último, contra a Colômbia, todo o mundo sabe o que aconteceu.

O que achou da punição dada a Suárez?

– Em minha opinião, a medida foi muito exagerada. Houve outros lances de jogo mais violentos e de maior risco para a integridade física dos atletas do que o do Suárez.

Se você o encontrasse, fugiria de sua mordida?

– (risos) Não acredito que o Luis Suárez tenha interesse em me morder. Ele está completamente apaixonado pela sua esposa e o demonstra toda vez que faz um gol, dedicando-o a ela e seus dois filhos.

Você gosta de morder e ser mordida?

– Gosto mais de um beijo, mas, se tivesse que escolher um, acho que uma mordida macia não seria desagradável.

Está solteira?

– Não tenho namorado.

O que um homem precisa ter para conquistá-la?

– Tem que ser companheiro, carinhoso, trabalhador e, acima de tudo, ter um bom coração.

 

Carlos Sambrana

 

Produção Executiva Marina Felício | Produção de Moda Marcelo Feitosa Assistente de Beleza Marina Maia | Assistentes de Foto Luiz Rodriguez e Maria Otavia Cordazzo

Agradecimentos Objetos de Cena objetosdecena.com.br (objetos da mesa do escritório) Sebo Liberdade seboliberdade.com.br (livros) | Le Couvent des Minimes (óleo corporal Eau Aimable)