DE BACON A VIDA

A barriga de porco salgada e defumada, que se tornou popular na Inglaterra do século 18, está mais em alta do que nunca

 

Por Pedro Marques

 

STATUS 39 - APPROACH, ÁGUA NA BOCA

 

O bacon é um ingrediente quase mágico. Crocante, salgado e com um toque defumado, ele é capaz de transformar um prato meia-boca em algo fantástico, mesmo que isso conte algumas (muitas) calorias extras na sua cintura. A produção de um dos embutidos mais amados da história começou há quase três mil anos, quando fazendeiros passaram a salgar e defumar barrigas de porcos para não perderem nenhuma parte do bichinho. Foi o inglês John Harris, porém, que, no século XVIII passou a produzir bacon em larga escala e popularizou o produto. Das terras da rainha, o bacon viajou com os imigrantes para os Estados Unidos e de lá sua fama se espalhou pelo mundo.

Nem todo bacon é igual. “O embutido industrializado tem mais gordura, enquanto a versão artesanal tem mais carne”, ensina o chef inglês-americano Richard Turner, do Deliqatê, restaurante de São Paulo especializado em comidinhas de café da manhã e que faz o próprio bacon servido na casa.

STATUS 39 - APPROACH, ÁGUA NA BOCA

STATUS 39 - APPROACH, ÁGUA NA BOCA

STATUS 39 - APPROACH, ÁGUA NA BOCA

 

VAI BEM COM (QUASE) TUDO

STATUS 39 - APPROACH, ÁGUA NA BOCA

Uma vantagem dessa iguaria salgada e defumada é que ela vai bem com quase tudo, de salada a chocolate. Duvida? Uma das sobremesas do restaurante Vito é um brownie com chocolate amargo e pedacinhos crocantes de bacon, uma mistura que costuma ser aprovada pelos clientes, afirma André Mifano, chef da casa. As combinações mais tradicionais são com ovos fritos ou mexidos, para um café da manhã de campeão, ou no espaguete carbonara, que leva ovo, bacon e queijo. O ingrediente também traz graça à insossa alface em receitas com a salada caesar e o BLT, sanduíche que leva alface, tomate, peito de frango e (adivinhou), bacon. Tem até explicação científica: os processos de cura e defumação desenvolvem no porco um sabor conhecido como umami, que deixa tudo mais gostoso – desde que usado com moderação, claro.

STATUS 39 - APPROACH, ÁGUA NA BOCA

 

STATUS 39 - APPROACH, ÁGUA NA BOCA