UM BAR PRA CHAMAR DE SEU

Tudo o que você precisa saber para montar um bar de respeito na sua casa

 

Por Pedro Marques

 

O escritor Ernest Heming-way, autor de clássicos como O velho e o mar e Adeus às armas, não escondia de ninguém a sua afeição por bebidas alcoólicas. Era tão notória a sua predileção por destilados que, de Cuba a Paris, há sempre um bar que tenta capitalizar com a imagem boêmia do autor e trata de botar uma placa: “Hemingway esteve aqui”.

O fato é que o gênio das letras também destilou o seu brilhantismo e a fina ironia ao falar de bebida. “Algumas vezes um homem inteligente é forçado a ficar bêbado para passar um tempo com os burros”, disse, ao explicar sua predileção. Um homem inteligente, é verdade, também deve escolher bem o que estará no seu bar particular. Por isso conversamos com um dos barmen mais conceituados do País, Spencer Jr., do Isola Bar, na Vila Olímpia, em São Paulo. Tamanha é a dedicação de Spencer que, todos os dias, ele passa algumas horas trabalhando as pedras de gelo que serão usadas nos drinques servidos no bar, que fica anexo ao restaurante Tre, no Shopping JK Iguatemi. Além do gelo, Spencer tem à disposição um arsenal de bebidas de primeira para preparar os coquetéis. “O resultado final depende muito da qualidade das bebidas empregadas”, ensina o barman.

Também vale a pena prestar atenção nos equipamentos que serão usados. Uma boa coqueteleira, com coador acoplado, é essencial, assim como um bom dosador. “A que tem três partes – copo, coador embutido e uma tampa – é chamada de Cobbler. A Boston é feita de dois copos e aí precisa de um coador para passar o coquetel para o copo”, afirma. Outro acessório importante é o dosador. “Essas medidas devem ser precisas. Se coloco 3 ml a mais de um ingrediente potente, como suco de gengibre, posso estragar a bebida”, diz. Ele também não dispensa o macerador de frutas. “Macerar é a principal técnica brasileira e é usada para fazer caipirinhas, nosso drinque mais venerado no mundo. Não dá para não ter um em casa.” A seguir, você confere as dicas do barman para montar o bar ideal e quais bebidas não podem faltar.

 

APRENDIZ DE BARMAN

Além de boas bebidas, é essencial ter uma boa coqueteleira e mais alguns apetrechos em seu bar. Confira de quais deles você vai precisar

Faca 

Para cortar frutas e outros ingredientes, a faca de cerâmica da Kyocera é uma boa, pois não oxida os alimentos cortados

STATUS 43 - DESTILADOS

 

Cobbler

Versátil, esse modelo da australiana Maxwell & Williams tem três partes: copo, coador embutido e tampa

STATUS 43 - DESTILADOS

 

Macerador

Essencial para fazer caipirinhas e mojitos, o modelo da OXO tem ponta de náilon fácil de limpar

STATUS 43 - DESTILADOS

 

Dosador

O modelo mais básico, da Tramontina, tem capacidade para 50 ml

STATUS 43 - DESTILADOS

 

STATUS 43 - DESTILADOS

STATUS 43 - DESTILADOS

STATUS 43 - DESTILADOS