OS PESADOS DE CARA NOVA

O designer brasileiro Rafael Melandi redesenhou dez capas de discos clássicos de metal, utilizando como referência as artes de álbuns de jazz da década de 1950

 

Por Piti Vieira

 

STATUS 45 - APPROACH, PLAY

Intitulada “Metazz”, a série de imagens criadas pelo designer brasileiro Rafael Melandi traz uma perspectiva completamente diferente de capas clássicas de discos de Heavy Metal, como Powerslave, do Iron Maiden, e Master of puppets, do Metallica.
“Se essas bandas fossem do final dos anos 50, como elas poderiam ter seu som representado em uma capa de disco? Teria o mesmo impacto e força?”, diz ele,que trabalha com publicidade em São Paulo e é fã de metal e jazz. “Essa foi a minha inspiração. Acho que as capas de discos de jazz têm a mesma força e intensidade que os álbuns de metal, não precisam de imagens chocantes com sangue e ilustrações assustadoras. É poderoso e forte usar apenas elementos simples”. Confira a série.

 

ATMOSFERA INTIMISTA

STATUS 45 - APPROACH, PLAY

Você conhece o Studio62? Com quase dois anos, o canal do YouTube, com mais de 65 mil inscritos, é recheado de vídeos com artistas cantando sucessos próprios ou músicas mais desconhecidas de seu repertório. Criado pelo fotógrafo Rafael Kent, que já clicou centenas de artistas em seu estúdio no centro de São Paulo, o projeto já teve participação de Seu Jorge, Marcelo D2, Detonautas, Luiza Possi, entre muitos outros. “É uma atmosfera intimista para fazer com que a música se mostre direta e cruamente ao público”, diz Kent.

 

NÃO É FICÇÃO

STATUS 45 - APPROACH, PLAY

Miami foi a cidade escolhida por Elijah Wood e Zach Cowie para a primeira apresentação do ano do Wooden Wisdom, projeto de música eletrônica que vai passar por vários festivais em 2015. Isso mesmo: o ator da trilogia O Senhor dos anéis é DJ nas horas vagas. Seu parceiro Cowie, ex- funcionário de uma gravadora e DJ em Los Angeles, fez turnê com bandas como Animal Collective e Fleet Foxes, além de ter trabalhado como supervisor de trilhas para cinema e TV. O duo descreve seu som como “paradise garage”, referência à famosa boate de Nova York do fim dos anos 70.

PROJETO PARALELO

STATUS 45 - APPROACH, PLAY

Nate Mendel, baixista do Foo Fighters, lança disco solo este mês sob o nome Lieutenant. If I kill this thing we’re all going to eat for a week terá nove faixas e um time de peso enquanto banda de suporte, que inclui Chris Shiflett (guitarrista do próprio FF), Christian Wargo (Fleet Foxes) e Paul Wilson (Snow Patrol).

MUSA DO MÊS

Zoë Kravitz, 26 anos, é a nova aposta da música mundial. Filha de Lenny Kravitz, ela está à frente do Lolawolf, banda que abriu os shows da turnê da cantora Miley Cyrus na Austrália no fim do ano passado. Mas ela sempre achou que a música fosse um hobby. Zoë é atriz e já participou, entre outros trabalhos, do seriado Californication e de filmes como X-Men: primeira classe e Mad Max, o quarto filme da franquia, ainda não lançado. Foi pelos bares de Nova York que a californiana conheceu seus parceiros de banda. Seu primeiro disco, Calm Down, finalizado na cozinha da casa de Lenny Kravitz nas Bahamas e lançado no fim de outubro, é um pop delicioso prontinho para as pistas.

STATUS 45 - APPROACH, PLAY