FESTA DAS GELADAS

Fermentadas com temperos, frutadas e ácidas. Saiba quais as artesanais que se destacaram no festival brasileiro da cerveja

 

Por Pedro Marques

 

STATUS 46 - APPROACH, DE BAR EM BAR

Já em seu sexto ano de vida, o Festival Brasileiro da Cerveja, realizado em Blumenau (SC), se firmou como destino obrigatório para quem quer ficar por dentro do que acontece de mais importante no mundo das fermentadas especiais. Além dos lançamentos, o festival organizou pela terceira vez o Concurso Brasileiro de Cervejas, que avaliou quase 900 rótulos e escolheu as melhores criações produzidas pelo Brasil.

STATUS 46 - APPROACH, DE BAR EM BAR

Neste ano, os grandes vencedores foram as produtoras Tupiniquim e Seasons, ambas de Porto Alegre (RS), que ficaram, respectivamente com o 1o e 2o lugares na categoria “Cervejaria do Ano”. A Tupiniquim, com pouco mais de um ano de vida, já tem em seu catálogo 45 rótulos, muitos experimentais. Entre os destaques, a Evil Twin Brazil Berliner Weisse Maracujá, de estilo ácido, que ficou com o ouro. No total, os gaúchos ganharam 14 medalhas (destas, seis de ouro).

A Seasons também fez bonito e levou o prêmio de “Cerveja do Ano” graças à BasiliCow, uma witbier (gelada de trigo de estilo belga) temperada com manjericão. Além disso, levou a medalha de ouro no estilo American India Pale Ale (fermentadas que levam uma carga extra de lúpulo e se destacam pelo amargor), um dos mais disputados do concurso, com a Green Cow IPA. A seguir, conheça alguns dos destaques entre as centenas de cervejas.

 

Rumo a Blumenau

STATUS 46 - APPROACH, DE BAR EM BAR

Anote aí! O Festival Brasileiro da Cerveja de 2016 já tem data marcada: entre 9 e 12 de março, no Parque Vila Germânica (Blumenau). Além das geladas, há barracas de comida e aulas sobre cervejas. De avião, a rota mais fácil é parar no aeroporto de Navegantes e, de lá, pegar um ônibus a Blumenau. Dica: evite alugar carros e dê preferência a hotéis e pousadas próximos ao Parque para aproveitar a festa sem culpa. Para mais informações sobre o festival em 2016, acesse festivaldacerveja.com

STATUS 46 - APPROACH, DE BAR EM BAR

O Parque Vila Germânica (fotos) também é sede da tradicional Oktotberfest

STATUS 46 - APPROACH, DE BAR EM BAR