TURISMO MUSICAL

O verão no hemisfério norte é só alegria. Ainda mais quando se gosta de festivais de música. Separamos alguns que não costumam ser muito procurados por brasileiros, mas que oferecem diversão e azaração garantidas

 

Por Piti Vieira

 

STATUS 48 - APPROACH, ESQUENTA

ELECTRIC DAISY CARNIVAL
Las Vegas (EUA)
O maior festival de música eletrônica dos Estados Unidos acontece desde 2011 em Las Vegas, mas também tem uma edição em Nova York, e, este ano, uma no Brasil, em dezembro. Com sete palcos gigantes e de alta tecnologia, além de performances teatrais com mais de cem dançarinos profissionais, exposição de artes, inúmeros brinquedos de parque de diversões, dentre outras coisas bacanas, o EDC traz mais de 300 DJs, entre eles Calvin Harris, Hardwell, Steve Angello, Avicii e Tiesto.
Quando: 19 a 21 de junho
electricdaisycarnival.com

STATUS 48 - APPROACH, ESQUENTA

ØYA
Oslo (Noruega)

STATUS 48 - APPROACH, ESQUENTA
A Noruega abriga um dos maiores festivais de rock da Escandinávia e o line-up 2015 está bem bom. O Øya, que acontece no Tøyenparken, um dos maiores parques da capital norueguesa, traz para este ano Beck, Florence and The Machine, The War on Drugs, Flying Lotus, Run the Jewels, Belle Sebatian, Alt-J, Foxygen, Father John Misty, entre outros.
Quando: 11 a 15 de agosto
oyafestivalen.com

INmusic
Zagreb (Croácia)

STATUS 48 - APPROACH, ESQUENTA
Além de praias incríveis, a Croácia também tem o lindo lago Jarun. É lá, em uma ilhota de tirar o fôlego, que acontece o INmusic, festival que reúne bandas de indie rock, heavy metal e música eletrônica. Na programação deste ano: Placebo, Florence and The Machine, Black Rebel Motorcycle Club, Death Cab For Cutie, of Monsters and Men, Eagles of Death Metal, Future Island e outros.
Quando: 22 a 24 de junho
inmusicfestival.com

PRZYSTANEK WOODSTOCK
Kostrzyn (Polônia)

STATUS 48 - APPROACH, ESQUENTA
Quem imaginaria que há 21 anos rola um Woodstock na Polônia, perto da fronteira com a Alemanha? Gratuito, o evento está entre os dez maiores festivais do planeta, juntando mais de 600 mil pessoas em três dias. Tocam por lá bandas de rock, punk, metal, reggae, eletrônica, tudo com muita lama e clima paz e amor. O line up completo deve ser divulgado em breve.
Quando:  30 de julho a 1o de agosto
woodstockfestival.pl

SOLSTICE SECRET
Reykjavik (Islândia)

STATUS 48 - APPROACH, ESQUENTA
Realizado sempre no final de semana de solstício de verão, o festival praticamente não tem noite. São três dias de música sem parar, sob o sol da meia-noite, tornando este um dos eventos mais incríveis e únicos do planeta. A segunda edição (a primeira aconteceu no ano passado) traz, entre outros, The Wailers, FKA Twigs e Wu Tang.
Quando: 19 a 21 de junho
secretsolstice.is

SPLENDOUR IN THE GRASS
Byron Bay (Austrália)

STATUS 48 - APPROACH, ESQUENTA
Considerado um dos melhores festivais de música da Austrália, acontece na pequena cidade litorânea Byron Bay, em Nova Gales do Sul, o mais populoso estado australiano. De olho no incomum, o evento tem atraído nos últimos anos uma multidão fiel e uma seleção bastante eclética de atrações. Kanye West e Lorde já se apresentaram por lá e até Julian Assange já fez uma aparição via satélite. A edição de 2015 prevê receber seu maior público para ver Tame Impala, Mark Ronson, Blur, Royal Blood, Ryan Adams, Johnny Marr e uma infinidade de outras atrações.
Quando: 24 a 26 de julho
splendourinthegrass.com

NXNE
Toronto (Canadá)

STATUS 48 - APPROACH, ESQUENTA
O festival de música e cinema, que acontece pelas ruas da maior cidade canadense, é uma ótima maneira de assistir a mais de 40 filmes inéditos e escutar e conhecer bandas novas. Afinal, são mais de 600 grupos e cantores de todo o mundo, a maioria da cena indie, como os californianos Warpaint e Best Coast.
Quando: 17 a 21 de junho
nxne.com