SHOW DOS MILHÕES

A associação que representa as gravadoras nos Estados Unidos, a Recording Industry Association of America (RIAA), divulgou um levantamento dos 250 artistas que mais venderam discos em toda a história. São números impressionantes. Conheça quais são os 20 primeiros nomes

 

Por Piti Vieira

 

01 The Beatles » 178 milhões
02 Garth Brooks » 136 milhões
03 Elvis Presley » 135,5 milhões
04 Led Zeppelin » 111, 5 milhões
05 Eagles » 101 milhões
06 Billy Joel » 81,5 milhões
07 Michael Jackson » 76 milhões
08 Pink Floyd » 75 milhões
09 Elton John » 73,5 milhões
10 Barbra Streisand » 72,5 milhões
11 AC/DC » 72 milhões
12 George Strait » 69 milhões
13 The Rolling Stones » 66,5 milhões
14 Aerosmith » 66,5 milhões
15 Bruce Springsteen » 64,5 milhões
16 Madonna » 64,5 milhões
17 Mariah Carey » 74 milhões
18 Metallica » 62 milhões
19 Whitney Houston » 57 milhões
20 Van Halen » 56,5 milhões

HOUSE OF MUSIC

STATUS 51 - APPROACH, PLAY
Kevin Space vem mandando muito bem como o inescrupuloso presidente americano na série House of Cards, do Netflix. O que pouca gente sabe é que ator, duas vezes vencedor do Oscar, também domina o microfone. Ele se apresentou em dois concertos beneficentes este ano, com convites na casa dos milhares de dólares, para angariação de fundos em prol da Kevin Spacey Foundation. Spacey se apresentou apoiado por uma orquestra sinfônica completa e cantou clássicos da música americana, como Frank Sinatra.

HOMENAGEM NERD

STATUS 51 - APPROACH, PLAYSTATUS 51 - APPROACH, PLAY
Enfim, o pacato Ned Flanders, de Os Simpsons, ganhou uma homenagem à altura do personagem mais politicamente correto da história dos desenhos animados. A banda americana Okilly Dokilly se inspirou em Flanders para criar uma banda de metal, ou “nedal”, como eles mesmos se chamam. Ele inspira desde as letras das músicas, que citam algumas falas do personagem, às roupas da banda, com o clássico pullover verde com a camisa rosa por baixo. Incrivelmente legal.

DISCO CARIOCA

STATUS 51 - APPROACH, PLAY

A cantora Roberta Sá lançou no começo deste mês Delírio, seu novo disco. O álbum traz onze músicas, oito delas inéditas. Com participações de Chico Buarque, Martinho da Vila, Xande de Pilares, entre outros, o novo trabalho acena para um diálogo com a cidade do Rio de Janeiro (“é um disco carioca”, diz Roberta) e com as diversas formas de amor (“a paixão é um delírio”, conta a cantora). Conversamos com ela:

Como é esse diálogo com a cidade do Rio de Janeiro e as diversas formas de amor?
– Delírio é um disco que fala de amor em seus variados estágios. Fala de dor, mas também de reconstrução. O Rio entra na parte rítmica, já que usamos muitos elementos de samba.

Como foi feita a seleção do repertório?
– Conversei com os compositores e falei pra eles o que eu queria dizer no disco. Tive um retorno maravilhoso de gente com Adriana Calcanhotto e Martinho da Vila, que fizeram canções inéditas especialmente para o álbum. Fora isso, através da (cantora) Teresa Cristina, conheci o Cézar Mendes, de quem eu gravei três músicas: Um só lugar, Não posso esconder o que o Amor me faz e Se for pra mentir.

Como serão os shows da nova turnê?
– Começaremos em novembro. Posso adiantar que estou muito feliz e animada em cantar essas canções ao vivo. Quero que o público se emocione com elas.

TRILHA DEFUMADA

O Spotify tem liberado uma série de listas baseadas em estatísticas da ferramenta de streaming. A última foi voltada especificamente para o público brasileiro. O serviço fez uma busca por playlists montadas com os temas “Churrasco” e “Churras”, e chegou a uma lista com as 50 canções mais ouvidas quando os brasileiros estão assando uma carninha. Confira o top 10:

1 Só os loucos sabem
Charlie Brown JR
2 Será
Legiao Urbana
3 You get what you give
New Radicals
4 Encontrar alguém
Jota Quest
5 Am i wrong
Nico & Vinz
6 Mulher de fases
Raimundos
7 Moves like Jagger
Maroon Five
8 Tá Bom, Aham
Sorriso Maroto
9 Menina mulher a pele preta
Jorge Ben Jor
10 Equalize
Pitty

AGENDA

A edição brasileira do Electric Daisy Carnival, maior festival de música eletrônica dos EUA, será no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, nos dias 4 e 5 de dezembro.
• A cantora Ariana Grande se apresenta em São Paulo, no Allianz Parque, dia 25 de outubro.
• O Pearl Jam fará shows dia 11 de novembro em Porto Alegre (Arena do Grêmio), dia 14 em São Paulo (Morumbi), dia 17 em Brasília (Mané Garrincha), dia 20 em Belo Horizonte (Mineirão) e dia 22 no Rio de Janeiro (Maracanã).